E o que há de errado com a educação permissiva?
Templates Cris 1080x1080 - 85

 

Na semana passada falámos sobre os erros da educação autoritária e hoje vimos falar-te sobre os erros da educação permissiva.

Sim, também este tipo de educação tem algumas coisas boas, como todo o carinho que os pais permissivos entregam aos seus filhos, por exemplo.

São, geralmente pais que têm muita dificuldade em verem os filhos a sofrer e a ideia de perderem o amor dos filhos aterroriza-os, por isso lhes é tão difícil dizer não aos filhos.

Será que conheces alguém assim?

Mas estabelecer limites é uma parte importantíssima de uma correta educação. Os desejos dos bebés são os mesmos que as suas necessidades. Mas com o tempo, isso muda e os desejos das crianças geralmente estão em oposição direta às suas necessidades de desenvolvimento e de segurança.

Quando os pais não são capazes de estabelecer limites, os seus filhos não desenvolvem a capacidade de tolerar a frustração ou de se controlar.

Essas crianças são frequentemente chamadas de “mimadas”.

Vários estudos mostram que, quando não estabelecemos limites, as crianças têm menos oportunidades de desenvolver a autodisciplina e crescem para se tornar adultos com uma péssima gestão emocional e de difícil convívio, porque acreditam que todos estão em dívida para consigo, porque não atendem as suas necessidades.

Vejamos então exemplos de alguns dos erros da educação permissiva e as suas consequências:1 – Falta de limites que provoca consequências imediatasPor exemplo, a criança fica acordada até à hora que quer e isso vai fazer com que se torne mais irritadiça, tenha dificuldade em brincar com as outras crianças e até em aprender.2 – A falta de limites, de uma forma mais abrangente, provoca também insegurançaHá quem diga que as crianças estão sempre a testar-nos, e isso é absolutamente verdade, faz parte da natureza do ser humano.Elas precisam de ver os pais como alguém que sabe mais do que elas, que tem mais autoridade (atenção que ter autoridade e ser autoritário são coisas completamente diferentes), porque a ausência de autoridade provoca uma enorme insegurança.É extremamente assustador viver num mundo cheio de coisas e pessoas desconhecidas sem ninguém para orientar, para guiar.3 – Pais permissivos põe o bem estar dos filhos à frente do seu de uma forma doentiaHá pais que acham piada quando os filhos pequenos lhes batem, acreditando que eles ainda não compreendem, e com isso a criança aprende que bater nos adultos é correto, por exemplo.4. Se não há segurança, respeito, não há conexão entre pais e filhosAo sentir-se insegura, a criança não confia nos pais, logo não é possível desenvolver aquele vínculo tão essencial entre pais e filhos.Quando se sente o “rei” da casa, ela não respeita os pais e, com o passar dos anos, terá tendência para se tornar cada vez mais desafiadora e desrespeitadora.Além disso, um pai/mãe que é maltratado pelo filho, terá dificuldade em se sentir amado por este, logo, oferece menos carinho, atenção e entraram assim num ciclo negativo sem fim.5 – Não deixar a criança chorar ou ficar dececionadaQuando os pais não suportam ver a criança triste, ela vai crescer a fazer os possíveis para evitar situações complicadas porque não aprendeu a lidar com elas. Pode, inclusivamente, passar por cima de outras pessoas para conseguir o que quer, porque a ideia de não o ter é-lhe insuportável.6 – Total ausência de autoestimaMuitas pessoas vêm adultos com um ar arrogante, de quem acha que sabe tudo e confundem isso com excesso de autoestima.Isso não existe!O que estas pessoas desenvolveram foi uma atitude arrogante que, na verdade, esconde a ausência de amor-próprio porque não aprenderam a amar-se exatamente como são.
E é isto.Gostávamos que nos dissesses o que achaste, se já tinhas percebido algum destes erros da educação permissiva e se até te vês refletida nalguns.Para a semana traremos algumas dicas para te ajudar a perceber então, se um e outro estão errados, o que é que está certo.

Manda-nos um e-mail para geral@superpais.pt com alguma questão que gostasses de ter respondida – as tuas dúvidas são seguramente as mesmas que as de muitos outros pais.

Subscreve a nossa newsletter

Recebe um e-mail nosso por semana com dicas e sugestões sobre diferentes aspetos da educação, para recuperares a tranquilidade do teu lar

(Podes cancelar a subscrição a qualquer momento)

Partilha:

Últimos artigos do blog

Queres acabar com as birras em tua casa?

Programa Kids Zen

Ajuda os teus filhos a crescerem mais tranquilos
Com 9 meditações guiadas diferentes para crianças dos 3 aos 8 anos

© COPYRIGHT 2021 SUPER PAIS - ALL RIGHTS RESERVED