Conflitos entre mães e filhas adolescentes
Novas artes  Super Pais - 32

Os conflitos entre mães e filhas adolescente são mais comuns do que se imagina e, frequentemente, podem afetar a saúde emocional de ambas.
Existem várias publicações e estudos sobre o assunto, e alguns deles afirmam que as adolescentes têm maior propensão a envolver-se em conflitos com as mães e os pais do que os rapazes.
As razões para tal são várias e podem ter a ver, por exemplo, com a personalidade, a superproteção, as comparações entre si, o stress, a disputa e o choque de gerações – fatores muitas vezes inconscientes.
Por estas e outras razões, é necessário agir com sabedoria, especialmente diante dos desafios naturais trazida pela adolescência.
Se o vínculo com a tua filha parece estar a tornar-se numa guerra, deixamos-te cinco dicas sobre o que fazer para manteres uma conexão saudável entre vocês.


1. 
Mantém a calma durante as conversas e evita sermões e “interrogatórios”
É muito comum a mãe invadir o espaço da filha adolescente sem se aperceber.
Por mais que tenhas a preocupação de saber se está tudo bem, nem sempre a tua filha deseja contar o que se passa com ela.
Tenta proporcionar espaço para uma comunicação espontânea e, especialmente, partilhem experiências e interesses comuns.
Isto é diferente de conversar apenas quando precisas ou quando há problemas.

2. Perante algum conflito, não alimentes discussões, mas sim um diálogo saudável e respeitoso.
Desta forma, evitarão um ambiente negativo e ambas poderão colocar o foco na resolução do problema.
Se a tua filha sentir que reconheces a sua maturidade, ficará mais aberta a refletir sobre as suas escolhas e a aceitar regras.

3. Mostra empatia e evita pré-julgamentos
É natural que, perante uma situação de stress, haja críticas e julgamentos.
Lembra-te de que os adolescentes estão numa fase de descobertas e compreensão do mundo, por isso nem sempre tomam as melhores decisões, nem respondem da forma que os pais acham que deveriam.
Perante uma atitude da tua filha que te desagrada, tenta compreender o seu ponto de vista, evitando críticas e julgamentos durante a conversa.
Ao ouvires e compreenderes as questões do ponto de vista dela (mesmo que não concordes), serás capaz de se comunicar melhor e desenvolver uma relação de confiança que favorecerá a abertura da tua filha para um diálogo saudável.

4. Percebe se estão a entrar em lutas de poder
Por vezes, a relação harmoniosa entre mãe e filha dá lugar a um território de ciúmes, inveja e discussões.
Inconscientemente, ambas competem para manter o seu próprio espaço e/ou ser o centro das atenções, inclusive do pai.
Aliás, em situações desconfortáveis ou de crítica por parte das mães, as jovens adolescentes geralmente procuram os pais como apoio e conforto, o que intensifica ainda mais o conflito.
A resposta para minimizar essa situação é lembrar que existem duas gerações passando por mudanças profundas, mas enquanto a adolescente está a tornar-se uma mulher, tu continuas a ser uma pessoa adulta.
Portanto, és responsável por compreender os sentimentos despertados em ti e por não reagir apenas com base nos teus interesses, nem te deixares influenciar pelos da tua filha.

5. Investe em atividades juntas para melhorarem a conexão
Para minimizar os conflitos entre mãe e filha, é preciso agir com inteligência emocional.
Para isso, é essencial procurares formas de se reconectarem.
Procura partilhar interesses, incentivar a realização de atividades que agradem a ambas, conversar sobre assuntos em comum, entre outros.
Além disso, permite-te entrar no universo da tua filha, participando em atividades que a deixem feliz.
Dessa forma, mostrarás que ambas formam uma parceria baseada no amor e no respeito.


E, se precisas de ajuda para pores em prática as dicas acima, porque sozinha não estás a chegar aos resultados que desejas, sabes que podes contar com a nossa ajuda através das nossas consultas individuais de apoio e orientação parental.

Sabe mais a este respeito, clicando AQUI

Partilha:

Últimos artigos do blog

Queres ter acesso a mais conteúdo nosso?

Inscreve-te para receberes a nossa newsletter

Segue-nos:

© COPYRIGHT 2021 SUPER PAIS - ALL RIGHTS RESERVED