O poder do quadro de rotinas sobre o comportamento do teu filho
Quadro de rotinas

Olá,

Enquanto seres humanos que somos, o desconhecido é motivo de medo, porque pode pôr em causa a nossa sobrevivência.
Se pensarmos bem, para uma criança pequena, a vida é cheia de coisas desconhecidas, desde pessoas, lugares, situações, e até mesmo muitas vezes no prato de comida que lhes pomos à frente!
Já alguma vez paraste para pensar como te sentirias se passasses um único dia no lugar do teu filho?
À primeira vista parece fácil, sem qualquer comparação com as nossas responsabilidades: afinal as crianças não têm uma única preocupação!
Mas a verdade é que nenhum adulto se sentiria bem se nunca soubesse com o que contar ou não pudesse controlar absolutamente nada da sua vida: quanto e quanto comer, quando brincar, o que vestir, a quem cumprimentar, etc, etc…
E é aqui que entra a importância de elaborarmos um quadro de rotinas, em cuja elaboração as crianças têm de participar se queremos que colaborem facilmente. Pode até ter desenhos feitos por elas e, depois de impresso, plastifiquem-nos para elas assinalarem com um marcador o que já fizeram.

As vantagens de um quadro de rotinas:


1 – Elimina as lutas de poder

Por exemplo, se a criança sabe quando deve lavar os dentes, arrumar o quarto ou qualquer outra coisa que foi previamente estabelecida, levantará muito menos ondas do que quando são os pais a mandar “porque são maus e interrompem o que ela estava a fazer”


2 – Cooperam mais

Devemos incluir no quadro as tarefas destinadas a cada membro da família e, dessa forma, a criança sente que está a colaborar, e percebe a sua responsabilidade, como parte de um todo.


3 – Tornam-se mais responsáveis

Com o tempo, a criança vai-se habituando ao que tem de fazer a cada momento, deixando de ser necessário que a mãe ou o pai ande sempre atrás dela a recordar-lhe as suas responsabilidades.


4 – Lidam melhor com a frustração

Sabendo que têm não só obrigações, mas também momentos específicos para fazerem o que mais gostam, cada um devidamente estipulado, torna-se mais fácil aceitar as tarefas menos agradáveis.


5 – Aumenta a conexão entre pais e filhos

É imprescindível que sejam incluídos no quadro momentos de convívio em família, em que possam apenas desfrutar da companhia uns dos outros, sem telemóveis, televisão e afins.

O que te parece?

Vais experimentar fazer um quadro de rotinas com os teus filhos?

 

Partilha connosco a tua experiência!
Manda-nos um e-mail para geral@superpais.pt alguma questão que gostasses de ter respondida.
 
Somos gratos por estares aí,
Sandra e Evandro

Subscreve a nossa newsletter

Recebe um e-mail nosso por semana com dicas e sugestões sobre diferentes aspetos da educação, para recuperares a tranquilidade do teu lar

(Podes cancelar a subscrição a qualquer momento)

Partilha:

Últimos artigos do blog

Recebe o nosso eBook
“O B-A-Bá das Emoções”

 

Onde encontrarás dicas bem práticas e simples para ajudares os teus filhos a aprenderem a lidar com a frustração, a raiva, o medo que estão na base do seu comportamento desafiador.

DEIXA O TEU MELHOR EMAIL PARA RECEBERES JÁ ESTA OFERTA

– 100% Gratuito – 

© COPYRIGHT 2021 SUPER PAIS - ALL RIGHTS RESERVED