Hoje vimos falar-te dos 5 pilares da Disciplina Positiva que muitas pessoas confundem com permissividade, uma vez que ela é contra o uso quer da “palmadinha pedagógica”, quer do castigo e, tal como eu (Sandra) acreditei durante muitos anos, acreditam que, dessa forma, as crianças crescem sem limites nem regras, sem empatia ou respeito pelos mais velhos, sem a capacidade de assumir a responsabilidade pelos seus atos, etc., etc.
Se parte de ti ainda acredita nisto, tens mesmo de ler este artigo até ao fim!
A principal questão que queremos reforçar, é que a Disciplina Positiva não nos traz nenhuma forma de educar diferente da que já existe, ela apenas propõe que combinemos a melhor parte de cada um dos tipos da educação tradicional – o autoritarismo e a permissividade – que são a firmeza e a gentileza.
E é exatamente este o primeiro pilar:
1. Gentileza e firmeza ao mesmo tempo
Ao sermos simultaneamente firmes e gentis, estamos a cuidar do bem-estar dos nossos filhos como no nosso próprio bem-estar.
Esse princípio baseia-se no respeito mútuo, ao contrário do que a nossa sociedade defende, mesmo que inconscientemente, já que tratamos as crianças de uma forma que seria inaceitável para um adulto;
2. Desenvolve o sentimento de importância e de relevância
Ao incluirmos nossos filhos nas nossas decisões diárias, permitimos que eles se sintam importantes. Para conseguirmos que se sintam ‘parte de’ precisamos de nos conectar com eles, convidá-los a cooperar e escutá-los de forma que se sintam ouvidos;
3. É eficaz a longo prazo
Esse modelo de educação está pensado para a vida a longo prazo. Ao termos em conta o que os nossos filhos pensam, podemos guiá-los na busca de soluções que ajudem na resolução de conflitos e de problemas. Para isso é preciso que nós, pais, nos preocupemos em nos colocar no lugar deles constantemente, principalmente nos momentos mais desafiadores;
4. Ensina habilidades valiosas para a vida
Ao educar de forma positiva, oferecemos aos nossos filhos a oportunidade de crescerem com as habilidades de vida necessárias para prosperarem.
Neste sentido é importante darmos o exemplo, mostrando-lhes habilidades como responsabilidade, autocontrole, disciplina, empatia, respeito, etc…
5. Ajuda as crianças a desenvolverem as suas capacidades e a tomar consciência delas
Ao convidarmos os nossos filhos a descobrirem as suas capacidades, estamos a promover a sua autoconfiança, incentivando assim a que se tornem independentes e capazes de aprender de seus próprios erros.
Estes são os fundamentos da Disciplina Positiva que, em verdade, podem ser mais considerados uma filosofia de vida, uma forma diferente de encararmos os desafios da difícil, mas gratificante tarefa de sermos pais e vencermos os obstáculos da melhor forma possível.
O que te parece?
As inscrições encerram hoje, dia 05/05/2023, às 24H!!