Como ajudar uma criança a lidar com a raiva
??????????????????????????????????????????????

Será que o teu filho já aprendeu a lidar com as suas emoções e os episódios de birras e outras manifestações de frustração já são coisa do passado?Se sim, estás de parabéns, fazes parte de uma pequena minoria de pessoas, estás de parabéns!

Se não, tens mesmo de ler este texto até ao fim!

Porque isto é uma dificuldade para MUITOS mais pais do que imaginas, hoje decidimos trazer-te algumas dicas que te ajudem a ajudar o teu filho a começar a lidar com a ira, também conhecida por raiva, que é a emoção que está por detrás da maioria dos comportamentos mais desafiadores das crianças.Antes de mais, queremos fazer-te duas perguntas:Como te sentes quando o teu filho tem um ataque de fúria?Qual é o teu primeiro impulso?A primeiro dica, antes de qualquer outro, é aprendermos a gerir as nossas próprias emoções, porque só quando conseguimos manter a calma estamos capazes de ajudar os nossos filhos a recuperarem a deles. 
E recordamos o artigo que publicámos há 2 semanas, como o título “Como reages, quando o teu filho faz uma birra?”, onde te deixámos algumas dicas para te ajudar neste sentido.
A verdade é que por vezes esquecemo-nos de que as crianças ainda estão a aprender a lidar com o que sentem dentro de si que, muitas vezes, ainda nem sequer conseguem compreender, por isso precisam tanto da nossa ajuda.E esta é a nossa segunda dica: põe-te no lugar do teu filho e recorda-te de como é frustrante não teres algo que querias MUITO, MUITO, MUITO.
Sim, para nós o que eles desejam, como um simples rebuçado, por exemplo, não tem qualquer importância, mas para eles tem, e é importante conseguirmos respeitar isso.A terceira dica é que da próxima vez que acontecer alguma coisa que te deixa profundamente irritada, irritado, como no trânsito, por exemplo, digas em voz alta algo como “Aquele senhor deixou-me mesmo com raiva” e respira fundo, alto, para te acalmares explicando o que estás a fazer. Nada melhor do que uma situação real do dia a dia, para mostrarmos aos nossos filhos que também sentimos as mesmas emoções que eles e para lhes ensinar como lidamos com elas.Por fim, a última dica são duas sugestões:
– Usa histórias, sejam elas criadas por ti ou de livros, que, de uma forma lúdica, vão ajudar o teu filho a compreender o que sente e como lidar com isso.
E existem vários livros da coleção “O monstro das cores” que são excelentes para isso.
– O nosso programa Kids Zen que conta com 9 meditações diferentes, incluindo algumas para os nossos filhos aprenderem a lidar com diferentes emoções, como a raiva, a tristeza e o medo.

E pronto, por hoje é tudo. O que achaste destas dicas?

Partilha connosco a tua opinião e as tuas experiências!
Manda-nos um e-mail para geral@superpais.pt alguma questão que gostasses de ter respondida.
 
Somos gratos por estares aí,
Sandra e Evandro

 

Subscreve a nossa newsletter

Recebe um e-mail nosso por semana com dicas e sugestões sobre diferentes aspetos da educação, para recuperares a tranquilidade do teu lar

(Podes cancelar a subscrição a qualquer momento)

Partilha:

Últimos artigos do blog

Queres acabar com as birras em tua casa?

Programa Kids Zen

Ajuda os teus filhos a crescerem mais tranquilos
Com 9 meditações guiadas diferentes para crianças dos 3 aos 8 anos

© COPYRIGHT 2021 SUPER PAIS - ALL RIGHTS RESERVED