Quando temos medo do futuro e dúvidas sobre a nossa capacidade de criar filhos bem ajustados e felizes
Novas artes  Super Pais - 41

A parentalidade é uma das aventuras mais emocionantes e desafiadoras que alguém pode empreender.
A chegada de um filho traz uma avalanche de emoções, desde a alegria intensa até (muitas vezes) uma ansiedade paralisante.
É perfeitamente normal termos medo do futuro e dúvidas sobre a nossa capacidade de criar filhos bem ajustados e felizes.
E é MUITO importante recordar que ninguém nasce com um manual de instruções de parentalidade.
Todos nós aprendemos, crescemos e enfrentamos desafios ao longo do caminho.

Para te ajudar nesta tarefa que pode ser tão desafiadora deixamos-te aqui  cinco dicas práticas para ajudar a lidar com esses medos e incertezas:

1. Cultiva a compreensão sobre o desenvolvimento infantil:
O primeiro passo para superarmos o medo é o conhecimento. Informa-te sobre o desenvolvimento infantil, desde o nascimento até à adolescência. Quanto mais compreenderes sobre as diferentes etapas do crescimento dos teus filhos, mais confiante te sentirás para lidar com os desafios que surgirem.

2. Constrói uma rede de apoio:
Não precisas de fazer tudo sozinha. Constrói uma rede de apoio com amigos, familiares e outros pais. Partilhar experiências, dúvidas e sucessos com outras pessoas pode ser incrivelmente tranquilizador. Saberes que não está sozinha nas tuas preocupações vai ajudar-te a aliviar o medo.

3. Foca-te no presente:
É fácil ficarmos obcecados com o futuro e preocuparmo-nos com o que pode acontecer daqui a anos.
Lembra-te de que a parentalidade é sobre o presente. Concentra-te em criar um ambiente carinhoso, seguro e de apoio para os teus filhos hoje. O futuro cuidará de si mesmo!

4. Pratica a comunicação aberta:
A comunicação aberta com os teus filhos é fundamental. Encoraja-os a partilharem os seus sentimentos e preocupações, independentemente da idade deles. Estares disponível para os ouvir e compreender  fortalece o vosso relacionamento e ajuda-os a enfrentar as incertezas da vida.

5. Aprende com os erros:
Todos cometemos erros como pais. Não sejas muito dura consigo mesma, quando as coisas não correrem como planeaste.
Em vez disso, olha para os erros como oportunidades de aprendizagem. A adaptação e a melhoria contínua são partes essenciais da parentalidade.

 

Para terminar queremos lembrar-te sempre que, no final do dia, o amor, a dedicação e o compromisso são os maiores trunfos na criação de crianças felizes e bem ajustadas. Juntos, tu e os teus filhos enfrentarão o futuro com coragem e determinação. Aproveita cada momento e confia que estás a fazer um trabalho incrível como pai ou mãe.
O futuro pode ser incerto, mas o amor é uma constante que guiará o teu caminho.

 

 

Se te sentes cansada e frustrada com a dificuldade em pôr em prática as dicas e estratégias que te deixamos, sabe que não tem nada de errado pedir ajuda.

Afinal as criança não vêm com um manual de instruções!

Marca uma consulta de Apoio e Orientação Parental AQUI:

Vamos juntos tornar esta caminhada pela parentalidade mais leve!

 

 

Partilha:

Últimos artigos do blog

Queres ter acesso a mais conteúdo nosso?

Inscreve-te para receberes a nossa newsletter

Segue-nos:

© COPYRIGHT 2021 SUPER PAIS - ALL RIGHTS RESERVED