Perdi totalmente a cabeça com o meu filho, e agora?
Templates Cris 1080x1080 - 98

“Depois de vos ouvir, decidi que nunca mais voltava a gritar com meus filhos. Quero ser uma melhor mãe para eles. Mas apenas 24 horas depois, perdi completamente o controle e vi-me novamente aos gritos como uma louca.”Aconteceu contigo ou receias que possa acontecer?Então lê este artigo até ao final.Não é nada fácil regular as nossas emoções, pois não?Nós sabemos e, mesmo já com alguns anos de vantagem em relação a ti, ainda há dias menos bons em que as coisas descambam e sai um ou outro grito, mas somos humanos, não é mesmo?
O importante é termos consciência desse facto e o usarmos como motivação para seguir em frente.Para além da aula do passado sábado, nos dias 29 e 31 de Março fizemos duas lives onde trouxemos diferentes estratégias para acabar com os gritos, mas a verdade é que somos humanos, por isso é normal que, principalmente quando estamos mais cansadas, acabemos por perder a cabeça e sair um grito ou uma atitude mais extremada, por isso hoje queremos trazer-te algumas dicas sobre o que deves fazer se/quando isso te acontecer.São elas:1. Compromete-te a NÃO AGIR enquanto estiveres com raivaÉ importante aprendermos a reconhecer os sinais que o nosso corpo nos transmite quando estamos a começar a ser tomados por alguma emoção mais intensa, porque só assim conseguiremos fazer aquela mínima pausa que separa a reação da ação ponderada.2. Pensa na situação a partir do ponto de vista do teu filhoTodos temos certeza de que estamos “certos” quando estamos com raiva, mas sempre há outra maneira de ver as coisas. Ninguém precisa estar errado, precisamos sim de aprender a ter em consideração o ponto de vista dos nossos filhos.3. Recupera a calma e a segurançaPensa “Ele está a agir como uma criança porque é uma criança…”“Ela está a mostrar-me que está chateada e precisa da minha ajuda.”Mostra empatia, transmite aos teus filhos que eles têm o direito de se sentirem como sentem.E é preciso também definir limites para o tipo de comportamento que é aceitável e o que não é.Lembra-te, a raiva não se dissipa até que seja ouvida. Então ouve e procura entender, mesmo que não concordes.4. Pede sempre desculpas depois de perderes a cabeçaPodes dizer algo como “Tive um dia tão difícil, estou cansada e não estou a conseguir lidar com tudo, por isso gritei contigo, mas isso não é desculpa. Ninguém merece ser tratado desta forma, nunca. Podemos tentar recomeçar?”Resiste à tentação de dizeres que se ele se portasse bem não te chateavas!!!Pensa “O que posso fazer para não perder a cabeça da próxima vez?”E é tudo por hoje, esperamos que tenhas gostado.

 

O que dizes?Achas que consegues pôr em prática estas dicas?

Manda-nos um e-mail para geral@superpais.pt com alguma questão que gostasses de ter respondida – as tuas dúvidas são seguramente as mesmas que as de muitos outros pais.

Partilha:

Últimos artigos do blog

Queres ter acesso a mais conteúdo nosso?

Inscreve-te para receberes a nossa newsletter

Segue-nos:

© COPYRIGHT 2021 SUPER PAIS - ALL RIGHTS RESERVED