Os conflitos entre irmãos são uma parte natural do crescimento e do desenvolvimento, mas podem ser, sem sombra de dúvida, uma grande dor de cabeça.
A chave reside em orientá-los na direção certa, ensinando-lhes a lidar com as diferenças de forma pacífica, a comunicar de forma respeitosa, a reconhecer as emoções e necessidades do outro, estamos a cultivar habilidades de vida essenciais para o seu futuro.
Assim, a nossa sugestão é que aprendas a olhar para os conflitos entre eles como uma oportunidade para ensinares essas ferramentas e, para te ajudar neste sentido, deixamos-te 6 dicas preciosas:
1 – Manter a calma
Sim, esta é a primeira e essencial estratégia para que possas ensinar o que quer que seja aos teus filhos.
Não podes querer que eles aprendam a lidar de forma positiva com os desafios se tu mesma não consegues manter a calma
2 – Um novo objetivo
O primeiro passo é ajudar os irmãos a compreender que o objetivo não é eliminar completamente as discussões, e sim aprender a lidar com elas de maneira eficaz. Os desentendimentos podem surgir por n razões e fazem parte da vida (e não só das crianças). Ensina-lhes que o importante é encontrar maneiras positivas de resolver essas divergências sem prejudicar a relação.
3 – Aprende a ser imparcial
Acreditando ou não que sabes quem começou, quem tem razão, quem “devia saber melhor”, deves evitar tomar partido e agir como um mediador imparcial.
Quando tomamos partido, uma das crianças vai sentir-se como o “vencedor” e o outro humilhado, o que só alimenta os conflitos.
Por outro lado, quando somos imparciais, estamos a demonstra-lhes que a nossa função é apoiar TODOS e só a partir deste lugar eles vão aceitar qualquer ensinamento nosso.
4 – Capacidade de resolução
Ensina-lhes a importância de comunicarem os seus sentimentos de forma clara e respeitosa. Incentiva-os a expressarem o que sentem sem recorrer a insultos ou gritos. Uma comunicação saudável é essencial para a resolução de qualquer conflito.
5 – O poder da empatia
Incentiva-os a colocarem-se no lugar do outro, a pensar nas emoções e perspetivas do irmão. Isso ajuda a criar empatia, o que por sua vez facilita a resolução de conflitos e fortalece os laços entre eles.
6 – Acalmar antes de falar
Ensina-lhes a importância de darmos um passo atrás e acalmar as nossas emoções antes de tentarmos resolver um conflito. Algum tempo longe da situação pode ajudar a evitar discussões impulsivas e permitir que ambos regressem com uma mente mais tranquila e aberta.
Ao pores em prática estas dicas, ao ajudares os teus filhos a desenvolver habilidades de comunicação, empatia e resolução de problemas, estarás a prepará-los para enfrentar desafios futuros de maneira positiva e saudável.
E já pensaste mo poder desta habilidade para o futuro deles?
Além de que acabar-se-ão as dores de cabeça 😉
Se precisas de ajuda para pores estas dicas em prática, nós podemos ajudar-te.
Clica AQUI, marca uma consulta online de Apoio e Orientação Parental e recupera a tranquilidade no teu lar.