Hoje em dia fala-se muito de Inteligência Emocional e é cada vez mais reconhecida a importância de aprendermos a lidar com as nossas emoções.
Quando tomamos consciência da dificuldade que temos em lidar com as nossas emoções, seja porque temos um temperamento explosivo e sofremos as consequências de não conseguirmos pensar antes de reagir, ou porque engolimos sapo atrás de sapo e temos dificuldade em os digerir, é perfeitamente natural querermos melhor para os nossos filhos.
E se esse é o teu caso, lê este artigo até ao fim!
Vemos os nossos filhos com dificuldades em lidar com um não, nem com a frustração e ficamos preocupados com o seu futuro, geralmente sem saber o que fazer para os ajudar.
Afinal, enquanto crescíamos ouvimos frequentemente algo como:
“Menina bonita não tem raiva”
“Rapaz não chora”
“Não fiques triste, já passou”
“Não tens motivos nenhum para estares a chorar”
E sabemos como isso é errado e foi o que nos trouxe até à desconfortável posição em que estamos hoje, mas então como fazer diferente com os nossos filhos?
O principal passo, é ajudarmos os nossos filhos a reconhecerem o que sentem e a dar-lhes permissão para o sentirem (tenham a idade que tiverem, porque se já são mais crescidos e não foram habituados a identificar o que sentem, precisam de o aprender tanto quanto uma criança mais pequena) dizendo algo como:
“Vejo que estás zangado, porque querias continuar a…”
“Percebo que estás frustrado, querias muito…?”
“Sei que estás triste por…”
E só depois das emoções estarem sob controlo podemos falar sobre o comportamento menos correto que eles tenham tido, e ajudá-los a encontrar uma alternativa mais positiva para a próxima vez que o sentirem.
Ainda assim, alertamos que o passo inicial tem de ser teu, porque tens de saber gerir as tuas próprias emoções para poderes manter a calma quando os teus filhos a perderem.
Não existem boas nem más emoções, elas são o que são e todas, sem exceção nos fazem falta.
O que realmente precisamos todos é de aprender a lidar com as mais difíceis.
E nós estamos cá para te ajudar e hoje propomos-te que vejas o novo Manual “Chega de Gritos”, acabadinho de chegar à Loja Super Pais.
Sabe mais AQUI.
E, já sabes, manda-nos um e-mail para geral@superpais.pt com alguma questão que gostasses de ter respondida – as tuas dúvidas são seguramente as mesmas que as de muitos outros pais.