Estratégias para pais: Como manter a calma em momentos de conflito
Manter a Calma

No projeto Super Pais, sabemos que manter a calma em momentos de conflito com os filhos é uma das habilidades mais desafiadoras, mas também uma das mais importantes para uma parentalidade eficaz, com o mínimo de conflitos possível.

As emoções podem estar à flor da pele, tanto para os pais quanto para as crianças, e é fácil perder o controlo.

No entanto, a forma como lidamos com esses momentos pode ter um impacto significativo no desenvolvimento emocional dos nossos filhos e na dinâmica de toda a família, por isso deixamos-te algumas estratégias práticas para te ajudar a manter a calma em momentos de conflito.

1. Reconhece as tuas emoções
O primeiro passo para manter a calma é seres capaz de reconhecer as tuas próprias emoções. Quando estás a sentir-te frustrada ou zangada, faz uma pausa e identifica esses sentimentos. Reconhecer que estás a a perder a calma é o primeiro passo para retomar o controlo. Podes dizer a ti mesma: “Estou a sentir-me frustrada agora. Preciso de me acalmar.”

2. Respira fundo
A respiração profunda é uma técnica simples, mas eficaz, para acalmar o sistema nervoso. Quando sentires que estás a perder a calma, pára por um momento e respira fundo algumas vezes. Inspira lentamente pelo nariz, segura a respiração por alguns segundos e depois expira lentamente pela boca. Este processo ajuda a reduzir a tensão e a clarear a mente.

3. Usa um mantra calmante
Ter um mantra ou uma frase calmante que possas repetir para ti mesma pode ser muito útil. Pode ser algo simples como “Eu posso lidar com isto” ou “Eu sou a adulta”. Repetir estas frases vai ajudar-te a centrar e a recordar que consegues manter o controlo.

4. Afasta-te temporariamente
Se sentires que estás prestes a explodir, é perfeitamente aceitável afastar-te temporariamente da situação. Diz ao teu filho que precisas de alguns minutos para te acalmar e vai para outro espaço. Isto dá-te tempo para respirares, refletir e retornar à situação com uma perspetiva mais calma e controlada.

5. Pratica a Empatia
Tenta ver a situação pela perspetiva do teu filho. Pergunta-te: “Por que é que ele/ela está a portar-se assim?” Muitas vezes, o comportamento desafiador das crianças é uma forma de comunicação. Ao entenderes as necessidades e as emoções por trás do comportamento, podes responder de uma forma mais empática e menos reativa.

6. Estabelece limites claros e consistentes
Manter a calma também está ligado à criação de um ambiente previsível e estruturado. Estabelece limites claros e consistentes para o comportamento e comunica-os de forma calma e firme. Quando as crianças sabem o que é esperado delas, é menos provável que ocorram conflitos intensos.

7. Pratica o autocuidado
Cuidar de ti mesma é fundamental para conseguires manter a calma nos momentos de maior tenção. Certifica-te de que estás a atender às tuas necessidades básicas de sono, alimentação e exercício.
Reserva um tempo para atividades que te tragam prazer e relaxamento. Quando estás física e emocionalmente equilibrada, estás melhor preparada para lidar com os desafios parentais.

8. Encontra uma saída saudável para a tua frustração
Às vezes, a frustração pode ser acumulada e precisa de uma saída. Encontra maneiras saudáveis de libertar essa energia, como praticar exercício físico, escrever num diário, falar com um amigo ou praticar um hobby. Estas atividades ajudam a aliviar a tensão e a manter a tua mente mais tranquila.
Afinal, como podemos cobrar dos nossos filhos a capacidade de lidar com a frustração, quando nós mesmos temos dificuldade em fazê-lo?

 

Conclusão

Com estas estratégias, podes desenvolver a capacidade de lidar com os desafios de forma tranquila e construtiva, criando um ambiente mais harmonioso para ti e para os teus filhos. Lembra-te de que a prática leva à perfeição e, com o tempo, estas técnicas tornar-se-ão uma segunda natureza no teu dia-a-dia.

 

Se sentes que isto é bastante desafiador para ti e gostavas de ajuda para fazer esse muito mais rapidamente, sugerimos o nosso programa “Pais mais calmos, filhos mais felizes”, online, com duração de 6 semanas e acesso vitalício.

Clica AQUI para mais informações


Partilha:

Últimos artigos do blog

Queres ter acesso a mais conteúdo nosso?

Inscreve-te para receberes a nossa newsletter

Segue-nos:

© COPYRIGHT 2021 SUPER PAIS - ALL RIGHTS RESERVED